Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

Patrulha Guardiã Maria da Penha monitora a distância as vítimas de violência doméstica

Publicada em 03/04/2020 às 10:27

Com o isolamento social em razão do Novo Coronavírus (COVID-19), mulheres vítimas de violência doméstica continuam sendo acompanhadas, mesmo a distância, pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

De acordo com a coordenadora da Patrulha, a GM Andréia Mello, mesmo sem a visitação, a GMJ está monitorando 123 mulheres com medidas protetivas. “Estamos diariamente em contato com as mulheres que possuem estas medidas. O acompanhamento está sendo feito por telefone e também através de rondas, para que elas tenham a GM sempre por perto. Caso surja algum problema de conteúdo ameaçador, orientamos as vítimas a entrar em contato com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para aí sim fazermos as orientações”, explica a coordenadora GM Mello.

O Centro de Operações Táticas da Guarda Municipal de Jundiaí (que atende pelo telefone 153) registrou em março (mês do início da quarentena) cinco averiguações de violência contra a mulher, sendo que em uma delas foi feito o boletim de ocorrência.

Uma das assistidas, de 58 anos, moradora do bairro Morada das Vinhas, se diz segura e confortável emocionalmente com o trabalho da Patrulha Guardiã Maria da Penha. “Em meio às preocupações com a pandemia, ainda temos que conviver com o medo e a insegurança dentro de casa. A equipe da GMJ tem passado para nós tranquilidade e segurança”, conta a mulher beneficiada pela medida protetiva.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha criou um grupo no WhatsApp para ter uma maior proximidade com as assistidas. A equipe foi oficialmente criada no dia 1º de julho de 2019, com a assinatura da Lei Municipal 9.231/2019 pelo prefeito Luiz Fernando Machado, com foco na fiscalização de medidas protetivas referentes ao assunto aplicadas pelo Ministério Público (MP).

Os GMs Anderson Santos Carvalho, Ana Paula Durães Pardin, Leopoldo Tiago de Almeida Pontes e Andréia Aparecida de Melo Pontes (coordenadora), integrantes da Patrulha, fazem os contatos diariamente com as assistidas.

GMs Melo e Ponte integrantes da Patrulha
Equipe monitorando as assistidas vítimas de violência doméstica

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/04/03/patrulha-guardia-maria-da-penha-monitora-a-distancia-as-vitimas-de-violencia-domestica/