Fluxo de veículos em Jundiaí tem queda pela metade

Publicada em 03/04/2020 às 16:43

A Divisão de Inteligência da Informação da Unidade de Gestão de Segurança Municipal – Guarda Municipal de Jundiaí divulgou nesta primeira semana  de abril os números do fluxo de veículos no município neste período da pandemia COVID 19. Os dados são referentes aos registros no sistema OCR do centro de controle operacional – CCO –  que lêem os caracteres dos veículos da GMJ a partir do decreto municipal 28.920 de 20 de março de 2020.

Segundo os números da GMJ, na 1º semana de março – antes do decreto que estabelece funcionamento apenas de serviços essenciais – foram registrados na cidade a passagem de quase 5 milhões de veículos nos pontos em que estão as câmeras (cerca virtual nas entradas e saídas da cidade  – esses números apontam um veículo passando várias vezes.

A partir do primeiro decreto municipal de 20 de março aliado com a quarentena estabelecida pelo governo do estadual de 22 de março,  esses números baixaram consideravelmente.

Logo na terceira semana de março, os números mostram uma queda de quase 40% ou seja, de três milhões de passagens.

Na última semana de março esses números apontam uma baixa de 50% ou 2,5 milhões de passagens.

De acordo com o Gestor de Segurança Municipal, Paulo Sérgio Giacomelli Stel, o Jacó a população absorveu o apelo das autoridades. “O decreto mexeu com a cidade e com o estado. A maioria das pessoas está obedecendo ao pedido de ficar em casa. Essa queda nos números vem comprovar a medida correta e sensata do prefeito e depois do governador quanto ao isolamento social e evitar aglomerações no combate ao coronavírus, um indicador que mostra a movimentação social das pessoas dentro do município” destaca Jacó.

Até esta primeira semana de abril foram contabilizadas 400 mil passagens de veículos, ou seja, metade do fluxo da primeira semana do mês de março que foi de 799 mil.

Gráfico mostra a queda semana a semana do mês de março
Prefeito (centro), Gestor Jacó (à esquerda) e o Comandante da GM no Centro de Controle Operacional da GMJ

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/04/03/fluxo-de-veiculos-em-jundiai-tem-queda-pela-metade/