Guardas que atuam em especializadas da GMJ são certificados em condução veicular por agentes da Polícia Rodoviária Federal

Publicada em 17/03/2020 às 13:41

Direção segura em meio à grande quantidade de veículos circulando em nossa cidade. A condução de veículos de emergência, neste caso, as viaturas da Guarda Municipal de Jundiaí requer capacitação freqüente aos seus integrantes.

Na última semana, cerca de 20 guardas municipais de Jundiaí que atuam nas especializadas Canil e Apoio Tático, foram certificados no curso de capacitação e condução veicular segura.

O curso teórico e prático foi ministrado por policiais federais rodoviários com carga horária de 08 horas no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva.

A capacitação de veículos de emergência teve em sua parte prática o Slalom curto com mudança de direção com frenagem e controle de viatura.

Já na teórica, foi explanado sobre estatística de acidentes com veículos além de zelo pelo patrimônio público ergometria dentro das viaturas e manutenção preventiva.

O GM Odair Matenauer que atua no Apoio Tático Motorizado disse que foi gratificante em ter participado do curso. “Como guarda municipal e multiplicador, é importante estar aprendendo e poder transmitir esses conhecimentos ao guardas durante a capacitação “, destaca Matenauer que é instrutor de direção defensiva da Coordenadora de Instrução e Formação da GMJ em que participa do estágio de qualificação dos guardas.

“Estamos tendo capacitação em diversas áreas de atuação da GMJ. Isso é fundamental para a qualidade dos nossos serviços além de ser item obrigatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A condução de veículos de emergência atende uma demanda da sociedade que requer rapidez e urgência de atendimento”, explica Erich Streng Godoi, inspetor responsável pela Coordenadoria de Instrução da GMJ.

Segundo dados da Guarda Municipal de Jundiaí, nos últimos 12 meses, nenhuma viatura se envolveu em acidente de trânsito durante o atendimento de ocorrências.

Guardas realizam prova prática no Parque a Uva
Instrutores da PRF ministrando para os guardas
O slalom curto foi realizado pelos guardas

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/03/17/%ef%bb%bfguardas-que-atuam-em-especializadas-da-gmj-sao-certificados-em-conducao-veicular-por-agentes-da-policia-rodoviaria-federal/