Em menos de uma semana, duas pessoas desaparecidas são localizadas pelos cães de busca da GMJ

Publicada em 16/03/2020 às 13:49

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí pela segunda vez em uma semana auxiliou no encontro de pessoas desaparecidas fora de Jundiaí.

Na manhã de ontem (15), o Canil da GMJ foi solicitado pela GCM de São Roque para que auxiliasse nas buscas a um senhor de 84 anos que estava desaparecido desde à ultima sexta-feira (13).

A equipe de Jundiaí formada pelos guardas Martins (condutora do cão Live) e Francisco (condutor cão Sadan) e ainda os guardas Edwin, Madeira, M Silvia, Sérgio Luís passaram todo o domingo fazendo as buscas.

Com a indicação de Live, o senhor Fernandez da Silva foi encontrado em uma área de mata após uma trilha de aproximadamente 600 metros, feita pela equipe da GMJ, em 25 minutos do segundo dia de busca. Os cães conseguiram chegar até o local com o cheiro da sandália do idoso, fornecida pelos familiares. Ele foi encaminhado à Santa Casa do município para atendimento médico.

De acordo com a GM Martins, condutora da cadela Live, o trabalho em equipe foi fundamental para a localização. “Neste tipo de trabalho, precisamos estar sempre juntos e compartilhando informações sejam com os guardas ou até mesmo com a família”, conta a GM Juliana Martins.

Nos últimos 15 dias, o Canil da GMJ foi requisitada 5 vezes para ajudar nas buscas de pessoas desaparecidas. Em Itapira, em quatro oportunidade no início de março, uma em Socorro, onde infelizmente uma jovem foi encontrada morta próxima de uma represa e por último em São Roque.

Ao lado de Sadan, um pastor malinois, Live da raça bloodhound compõe um seleto grupo de cães certificados oficialmente para esse trabalho, com o canil alcançando a marca de três cães treinados – contando Ozzy, o primeiro da GM, hoje aposentado.

Equipe do Canil da GMJ com guardas de São Roque
Sr Fernandes da Silva, de 84 anos, ficou dois dias desaparecido
Live colhendo odor das sandálias do idoso desaparecido

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/03/16/%ef%bb%bfem-menos-de-uma-semana-duas-pessoas-desaparecidas-sao-localizadas-pela-livedo-canil-da-gmj/