Patrulha Maria da Penha ganha destaque durante Fórum Regional de Segurança Municipal

Publicada em 29/11/2019 às 15:19

Evento realizado pelo Fórum Regional de Comércio Indústria e Serviços de Jundiaí e Região (Forcis), na Universidade Paulista, em Jundiaí, reuniu 29 entidades da sociedade civil, abordando o tema “Fórum Regional de Segurança Pública – Pertencimento” – para discutir quatro eixos temáticos, diretamente relacionados ao dia a dia na região (assuntos de abordagem nacional) –  mostrar a importância do envolvimento do poder público e também a sociedade civil, e que contou com as presenças do titular da Unidade de Gestão de Segurança Pública, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e o inspetor Benedito Marcos Moreno – comandante da Guarda Municipal de Jundiaí. A Patrulha Guardiã Maria da Penha apresentou o Painel Medidas de Proteção à Mulher.

Representantes de diferentes segmentos e forças policiais debateram temas de segurança e saúde pública nos sete municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Criada há quatro meses em Jundiaí, o grupamento especializado da Guarda Municipal de Jundiaí – a Patrulha Guardiã Maria da Penha – já registra resultados muito significativos, inclusive com repercussão na região que integra o Aglomerado: de 15 de julho a 22 de novembro, foram conferidas 108 Medidas Protetivas relacionadas às mulheres vítimas de violência doméstica – com 25 descumprimentos por parte dos agressores; 12 autores em flagrante conduzidos ao Distrito Policial, com 3 prisões; numa rotina diária que resultou em 882 patrulhamentos efetivados pela equipe coordenada pela GM Melo, também com a GM Durães, e os GMs Pontes e Carvalho.

“Além da equipe especializada, a Guarda Municipal de Jundiaí capacitou em 100% todo o restante de seu efetivo para o atendimento às meninas e mulheres vítimas de violência ou familiar, em conformidade com as diretrizes internacionais dos Direitos Humanos das Mulheres. O Ministério Público é o idealizador da proposta, tendo a Guarda Municipal como executora, e a Rede de Atendimento no apoio: Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social; e os importantes parceiros: Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher, Delegacias de Área e Plantão Policial), Defensoria Pública, Poder Judiciário. Participando ativamente da realidade preocupante que assola as mulheres agredidas, atuando em tempo real, pode-se afirmar que a violência doméstica é democrática: não escolhe situação, grau de escolaridade, local onde se mora, enfim, é muito preocupante.

GM Melo, coordenadora do Programa, conta com mais três integrantes na equipe que atuam diariamente no cumprimento de medidas protetivas à mulher vítima de violência doméstica

É possível mudar este cenário, reverter uma situação que se instalou devido a uma cultura que vem se agravando ao longo da história; o enfrentamento à violência contra a mulher. É preciso que os homens olhem para as mulheres como companheiras, saibam escutar e compreender”, destacou a GM Melo que esteve acompanhada da advogada Sueli Amoedo – coordenadora dos Direitos da Mulher/Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, coordenadora da equipe técnica do projeto Tempo de Despertar, para ressocialização do autor de violência doméstica e familiar contra a mulher. A equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha, de Jundiaí passou por capacitação e aperfeiçoamento profissional em Taboão da Serra para a criação do setor especializado.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/11/29/patrulha-maria-da-penha-ganha-destaque-durante-forum-regional-de-seguranca-municipal/