Canil da GMJ é referência em aperfeiçoamento profissional no Brasil

Publicada em 29/10/2019 às 14:20

Setor especializado em Operações com Cães da Guarda Municipal de Jundiaí consolida-se como pólo de ensino para a capacitação de oficiais de toda a região, e principalmente outros Estados do país. Completando este ano 15 anos de existência, o Canil repete o sucesso e os resultados positivos alcançados na realização do I Curso de Cinotecnia em 2018, formando este ano mais 27 novos cinotécnicos. A segunda edição do Curso teve início no dia 30 de setembro, na Base da Corporação, e após 160 horas/aula realizou o encerramento nesta sexta-feira, 25, com os participantes recebendo o certificado de conclusão durante evento realizado no Auditório do 8º andar do Paço Municipal.

Presentes: o inspetor Benedito Marcos Moreno (comandante da GMJ); os gestores de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos – Casa Civil, representando o prefeito Luiz Fernando Machado; o inspetor Alceu Marestoni, chefe do Canil; o inspetor Naval, presidente da ONG S.O.S. Segurança da Vida e Conselho Nacional das Guardas Municipais; e o secretário municipal de Segurança Pública de Itatiba, Fernando Pacheco.

Agentes de segurança pública, agora cinotécnicos especializados para atuação nas ruas com cães de trabalho no combate à criminalidade

Coordenado pelo Centro de Instrução e Formação, o II Curso de Cinotecnia tem por objetivo preparar o operador cinotécnico – condutor de cães de trabalho –, também em apresentações socioeducativas. Com um corpo docente especializado, formado pelos GMs Pupo, Martins, Meneses, Júlio César, Francisco, Gildomar, os médicos veterinários Clóvis Arnaldo Sproesser Filho (Canil), Regina Aoki e Fátima Neves; o delegado Victor Hugo Ehmke Pizzolatti, e demais instrutores, inclusive com a participação de Corporações parceiras.

“Prestação de serviços com muita qualidade, com parcerias e investimentos da Administração Prefeito Luiz Fernando Machado, decisivos para a qualificação profissional, promovendo o bem-estar da comunidade”, destacou o gestor de Segurança Municipal. Para o titular da Casa Civil, mais um trabalho vitorioso concluído pela instituição. “Muito nos orgulha ter a Guarda Municipal atuando nas ruas, contribuindo significativamente para a construção da história de Jundiaí. Com o apoio e o reconhecimento efetivos da atual Administração, hoje é possível que a população tenha a sensação de segurança garantida, projetando a Jundiaí do futuro. O olhar sempre atento por saber que segurança é um foco muito importante de atenção. A Guarda Municipal desempenha o seu papel além das fronteiras, a proximidade junto à população, que retribui com carinho e reconhecimento.”

“Esperamos ter atendido as expectativas dos participantes, agradecemos a confiança depositada por todos aqueles que durante 25 dias estiveram longe de suas cidades e famílias, determinados em adquirir o conhecimento especializado”, ressaltou o comandante Moreno. Chefe do Canil, o inspetor Alceu reforçou que o setor é uma família muito unida, onde a harmonia prevalece: “instrutores da melhor qualidade, empenhados em garantir o aprendizado, e ampliando dessa forma o círculo de amizades.”

Dentre os 27 inscritos, representantes de cidades do interior de São Paulo – Jundiaí, Cotia, Bebedouro, Ribeirão Preto, Campo Limpo Paulista, São Roque, São Simão, Guarujá, Campinas, Itatiba e também de outros Estados, como Rondônia (cidade de Ariquemes), Pará (Altamira) e Espírito Santo (Marataízes).

Reconhecimento

Vinda de muito longe, a GM Rosilene atua na cidade de Ariquemes (RO), e mesmo após concluir o Curso fica mais um período em Jundiaí para adquirir a qualificação agora junto à Patrulha Guardiã Maria da Penha. “Voltaremos para as nossas cidades de origem, melhor do que chegamos. Vamos sentir saudades: o que seria de nossas vidas sem boas lembranças? A Guarda Municipal de Jundiaí é exemplo para o país: a contribuição significativa para a formação do caráter profissional. Hoje nos sentimos Família Azul Marinho.”

De Rondônia para Jundiaí, a GM Rosilene ressalta que “a Guarda Municipal de Jundiaí é exemplo para a formação do caráter profissional”

No ano passado, durante a realização do I Curso, também houve a participação de um militar do Estado de Rondônia. Sendo assim, o Comando Geral da Polícia Militar daquele Estado decidiu em 2019 homenagear a Guarda Municipal de Jundiaí com a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira, do 3º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados, sendo homenageados o comandante Moreno; o inspetor Alceu; e o GM Pupo.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/10/29/canil-da-gmj-e-referencia-em-aperfeicoamento-profissional-no-brasil/