Educavi-Gepad chega aos alunos da Emeb Pedro de Oliveira
Levar a cultura de paz para crianças, jovens e adultos é a proposta do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi-Gepad) da Guarda Municipal de Jundiaí, que durante este mês de setembro esteve na Emeb Pedro de Oliveira, Vila Joana, conversando com as turmas dos 5ºs anos, totalizando 263 alunos envolvidos. O Programa foi criado em 2009, com resultados expressivos até o final de 2012, e por iniciativa do prefeito Luiz Fernando Machado, retomado e ampliado em 2017, atendendo assim as necessidades dos vários segmentos da comunidade, com orientações pontuais que venham garantir a segurança e o bem-estar.
Os GMs Amanda e José conduzem os encontros, ministrando palestras que abordam temas relacionados principalmente às drogas: os malefícios provocados à saúde e ao desempenho intelectual.
“O trabalho realizado pelos guardas municipais foi muito satisfatório para toda a equipe escolar, proporcionando aos alunos uma conversa sobre assuntos essenciais para se viver com qualidade, respeitando a vida. A presença como parceria da escola e a comunidade nos permite combater as situações de risco e a prevenção da criminalidade, completando o que tanto almejamos para o futuro de nossas crianças, que pratiquem a cultura de paz para a sociedade”, destacou Lucelia C. Rodrigues de Moura, diretora da Emeb Pedro de Oliveira.
De janeiro a agosto deste ano, o Educavi – Gepad já realizou aproximadamente 49 palestras em unidades educacionais, alcançando mais de 2.200 ouvintes, entre crianças, jovens e adultos.
“Temos uma programação pré-definida de atividades para a realização das palestras. Um trabalho de auto-conhecimento dos participantes, inteligência emocional, auto-estima, a orientação para decisões acertivas, exercer a cidadania, onde os alunos ganharam muito com essas práticas. Fizemos uma troca de vivências muito produtiva entre discentes, equipe escolar, responsáveis e integrantes do Educavi: foi muito gratificante”, declarou a GM Nunes.