Patrulha Maria da Penha capacita guardas municipais de Itatiba

Publicada em 30/08/2019 às 10:26

Coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha em Itatiba, a GM Jaqueline elogiou a parceria com os representantes de Jundiaí, ressaltando que, em sua cidade, haverá uma equipe para o projeto-piloto formada por quatro guardas municipais.

Resultados
Os primeiros resultados da Patrulha em Jundiaí são muito significativos: com atenção especial e diferenciada às mulheres vítimas de violência, o monitoramento 24 horas, em horários e dias alternados, os agentes capacitados vêm realizando visitas periódicas (semanais, a cada 15 dias, dependendo da gravidade dos casos) às residências dessas mulheres atendidas pelo Programa, e também na área vizinha, para garantir o cumprimento das medidas protetivas ao distanciamento em relação ao agressor.

Durante o período inicial de atividades – de 15 a 31 de julho – entrevistou 15 mulheres amparadas, das quais 13 aderiram ao Programa para a sua segurança. Foram realizados 76 patrulhamentos nas regiões dos locais indicados pelas vítimas, em sua maioria a respectiva residência. Neste período foram identificados os descumprimentos das Medidas Protetivas por parte de dois agressores, sendo tais atos comunicados ao MP por meio de ofício e elaborado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí, com o acompanhamento de sua titular, a delegada Renata Ono.

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), como pólo de referência para a capacitação e o aperfeiçoamento profissional também de outras instituições, efetiva mais uma vez a cooperação técnica para a formação de guardas municipais de Itatiba que em breve terá instalada a Patrulha Guardiã Maria da Penha nesta região.

Coordenados pela GM Melo, responsável pela condução do Programa, os agentes de segurança da cidade vizinha receberam o conteúdo teórico na Base da Corporação e, na próxima semana, realizarão a prática in loco, acompanhando nos bairros e residências específicas das vítimas, o cumprimento das medidas protetivas definidas pelo Judiciário e encaminhadas à Corporação pelo Ministério Público (MP).

A proposta tem por objetivo estabelecer critérios para a padronização das ações a serem adotadas pelos agentes

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/08/30/patrulha-maria-da-penha-capacita-guardas-municipais-de-itatiba/