Divisão Florestal da GMJ combate incêndio em Território de Gestão da Serra do Japi

Publicada em 26/08/2019 às 10:37

Um incêndio de grandes proporções atingiu ontem (25) pela manhã uma área de eucaliptos e vegetação nativa nos bairros Santa Clara e Terra Nova em Jundiaí. A região faz parte do Território de Gestão da Serra do Japi.

Segundo a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí foram queimados 84 mil metros quadrados de área de preservação ambiental.

Um caminhão tanque da Divisão Florestal carregado com mil litros de água foi utilizado pelos guardas.

Ainda segundo os guardas, como tinha muito vento no local, foram realizados também aceiros, abafadores e enxadas para que o fogo não se alastrasse.

Os guardas Fernando, César Melo, Bruno e Augusto combateram as chamas até no início da noite deste domingo, totalizando quase 12 horas de trabalho em meio a chamas.

Nesta segunda pela manhã (26), os guardas retornaram à area atingida para continuar os trabalhos de rescaldo.

No último dia 23, a Divisão Florestal da GMJ deteve dois suspeitos que haviam desmatado uma área no bairro Paiol Velho. Foram derrubados 1500 metros quadrados de mata nativa. Uma grande quantidade de lixos e até uma plataforma para caças foram encontradas. Eles foram encaminhados até o 6º DP e em seguida liberados.

A GMJ orienta à população que ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo. Com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

E não jogue lixo por aí. As latas de metal e os cacos e garrafas de vidro aquecem debaixo do sol dando origem as queimadas.

Para denunciar queimadas, principalmente aquelas em que se possa identificar o causador, basta entrar em contato pelo telefone 153 – Disque Emergência Guarda Municipal, a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT).

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/08/26/divisao-florestal-da-gmj-combate-incendio-em-territorio-de-gestao-da-serra-do-japi/