Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí é homenageado no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Publicada em 23/08/2019 às 10:27

A Guarda Municipal de Jundiaí esteve representada na quarta-feira (21) na Câmara Municipal de São Paulo em evento realizado no salão nobre pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – Batalhão de Suez.

O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno foi outorgado com a medalha Honra ao Mérito das Guardas Civis Municipais do Brasil.

Diversos integrantes das Forças de Seguranças do estado receberam a homenagem que é feito anualmente pela ABFIP.

Emocionado e sempre ao lado da família, Moreno dividiu a homenagem com os integrantes da corporação que foram representadas por guardas do Apoio Tático e Canil. “Esta medalha é de toda a corporação da GMJ. Trabalhamos juntos para que a instituição cresça a cada dia. Dedico também esta homenagem a minha família que é o meu alicerce”, ressaltou o comandante que estava acompanhado da esposa e do filho.

De acordo com a ABFIP, a medalha Honra ao Mérito das Guardas Civis Municipais do Brasil,destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações mentórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que é detentora do Prêmio Nobel da Paz 1988 e 2001, perante as nações e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação e serviços prestados à Pátria.

Batalha de Suez

Cerca de 6 mil homens do Exército Brasileiro participaram, em revezamento, do Batalhão Suez (5.000 do Estado do Rio de Janeiro e 700 do Paraná dentre outros Estados do Brasil) durante seu dez anos de presença no Sinai. O retorno definitivo das forças ao Brasil se deu em 13 de junho de 1967, após a Guerra dos Seis Dias.

A Batalha de Suez envolveu Israel e os países árabes – Síria, Egito, Jordânia e Iraque apoiados pelo Kwait, Árabia Saudita, Argélia e Sudão – entre 5 e 10 de junho de 1967, tendo sido a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel. Israel com uma estratégia ousada, atacou as principais base do Egito e da Arábia Saudita, eliminando o comando das bases militares e se consolidando enfim como Estado.

O que é Associação Brasileira da Forças Internacionais e Paz da ONU?

As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 22 de novembro de 1956, através do Decreto nº 61/56 do Excelentíssimo senhor Presidente da República, para integrarem a Força Internacional de Emergência da ONU no Egito, tendo, desde então, atuado com brilhantismo no contexto internacional, presentes em todos os continentes , sendo objetivo da ABFIP preservar a memória destas forças e projetar seus valores para o futuro.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/08/23/comandante-da-guarda-municipal-de-jundiai-e-homenageado-no-salao-nobre-da-camara-municipal-de-sao-paulo/