Novas viaturas reforçam a fiscalização na Serra do Japi

Publicada em 12/08/2019 às 11:45

Preservar em sua totalidade as áreas que integram o Território de Gestão da Serra do Japi, intensificando a fiscalização da região remanescente de Mata Atlântica. Com este objetivo, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) entregou à Divisão Florestal (DF) duas novas viaturas: um quadriciclo ‘tipo aranha’ e uma caminhonete, modelo L200.

A apresentação dos veículos ocorreu nesta sexta-feira (09), com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado que esteve no Posto Avançado (P.A. 11), localizado no Eloy Chaves. Ele esteve acompanhado pelo titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), o inspetor Benedito Marcos Moreno e o sub Sandro Donizeti Vilas Boas, respectivamente comando e subcomando, e Wagner Paiva, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Silvia Lúcia Vieira Cabrera Merlo e Vânia Plaza Nunes, presidente da Fundação Serra do Japi (FSJ).

O prefeito ressaltou a importância de dotar a Divisão Florestal de condições favoráveis que se adaptem à dinâmica do trabalho a ser realizado. “Há sete anos, entregamos jipes Marruá completos, que atendem as necessidades imediatas do setor. Agora, são novos veículos que facilitarão principalmente o acesso em locais considerados de maior dificuldade ou obstáculos”, destacou.

As tratativas para a aquisição das viaturas tiveram início em 2017, com a apresentação de projetos junto ao Comdema, com análise feita pela Câmara Técnica de Gestão do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental (FMCQA).

Para o gestor de Segurança Municipal, a aquisição representa uma conquista muito significativa. “As estatísticas apontam para nenhum registro de foco de queimadas/incêndio na reserva de janeiro a junho deste ano”. Completando, o comandante ressaltou que “A Divisão Florestal tornou-se um setor especializado e faz jus: são 30 patrulheiros que honram o compromisso de preservar a reserva para as futuras gerações, começando hoje.”

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/08/12/novas-viaturas-reforcam-a-fiscalizacao-na-serra-do-japi/