Pipa do Bem: GMJ orienta crianças e adultos sobre os perigos do cerol

Publicada em 02/08/2019 às 14:12

Uma das brincadeiras preferidas pela criançada durante o ano todo, principalmente nas férias, é empinar pipa. Buscando ampliar a sua atuação com ações educativas criteriosamente elaboradas, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, apresenta nas escolas o Projeto Pipa do Bem.

Coordenada pelo GM Cristiano – responsável pelas equipes do período matutino no patrulhamento comunitário – a Ronda Escolar retomou suas atividades neste segundo semestre letivo, levando inicialmente orientação e muita informação para as crianças da Emeb Profª Maria Angélica Lorençon, no bairro do Corrupira: Educação Infantil, 1º e 4ºs anos do Ensino Fundamental. A ação dos Anjos da Guarda contribui efetivamente para a prevenção: no primeiro semestre de 2018 foram registrados 11 atendimentos/abordagem envolvendo pipa e linha com uso indevido de cerol. Já em 2019, até o presente momento nada foi registrado.

“O Projeto Pipa do Bem foi realizado em anos anteriores nesta unidade e conquistou grande estima da equipe escolar e da comunidade, assim como a parceria de longa data junto à Guarda Municipal. Nossa região é cortada por rodovias e costumeiramente encontramos nossos alunos correndo atrás de pipas ou em locais perigosos, como em telhados e lajes, se expondo a grande risco. Também é presente a cultura do cerol e da linha chilena que torna a brincadeira mais competitiva, entretanto colocando a segurança e a vida de quem brinca e de terceiros em risco.

O projeto conscientiza a criança sobre formas de prevenir acidentes, brincando de forma segura. O Pipa do Bem oferece a oportunidade para que os alunos aprendam a cuidar de si e dos outros, além de torná-los multiplicadores de boas ações”, destaca a diretora da unidade escolar, Priscila Joanico.

Reforçando, as coordenadoras pedagógicas Rosangela Lima Pezzine e Isabel Cristina Accieri lembram que “as atividades apresentadas foram desenvolvidas de uma forma lúdica para atingir o público alvo nossa escola, que são crianças de 4 a 11 anos. Agora em 2019 o projeto propiciou às crianças uma aula interativa em formato de roda de conversa, apresentando aos alunos outras possibilidades de brincadeiras que gostam, demonstrando a necessidade de se resgatar brincadeiras da cultura popular e desta forma enriquecendo as experiências infantis.”

Perigo à vista
Preocupação constante, a linha de pipa com cerol é só mais um dos problemas enfrentados por pessoas que usam motocicletas para o trabalho ou lazer. Essa atividade criminosa considerada brincadeira de criança, também é a diversão de muitos adultos irresponsáveis. Para evitar transtornos, a Guarda Municipal lembra que é importante informar ou mesmo fazer denúncia sobre o uso indevido da linha, principalmente os locais que comercializam ilegalmente: basta fazer contato pelos telefones 153 – Disque Emergência, a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). A viatura mais próxima ao local do fato estará se deslocando para as devidas providências.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/08/02/pipa-do-bem-gmj-orienta-criancas-e-adultos-sobre-os-perigos-do-cerol/