Cooperação técnica fortalece a integração entre GMJ e 12º GAC

Publicada em 18/07/2019 às 09:27

A capacitação e o aperfeiçoamento profissional são referências significativas na atuação da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Durante todo o ano, os agentes de segurança pública participam de diversos cursos – como o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que acontece anualmente, exigência do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp; e o Curso de Formação para Guardas Municipais, direcionado ao ingresso de futuros integrantes na Corporação. A parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy tornou-se efetiva para a consolidação das propostas.

“A qualificação acontece permanentemente na Guarda Municipal de Jundiaí para todos os setores. São diferenciais bem definidos que se tornaram referência no Estado e também no país: são frequentes as visitas de outras instituições e profissionais para conhecer a estrutura operacional e a gestão inteligente da Corporação. Uma das principais determinações do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado é para a capacitação, o que possibilita a prestação de serviços com muita seriedade e bem-estar à população”, declarou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

A troca de experiências e o conhecimento são uma constante, principalmente no que diz respeito à instrução de tiro: a Guarda Municipal de Jundiaí conta com profissionais especializados e por isso também realiza treinamentos para os soldados do 12º GAC em seu estande de tiro. Neste sentido, um grupo formado por 160 soldados passou por capacitação ministrada pelos GMs Cardoso e Gasparetto; isso porque os soldados usarão os conhecimentos adquiridos sobre equipamentos não letais em missões específicas, os efeitos no emprego tático. Na sequência foi capacitado um grupo formado por sargentos, também para a mesma especialização.

“A importância da parceria é compartilhar conhecimentos e a estrutura organizacional implantada na Guarda Municipal, pois quando necessário existe uma cooperação para complementar atividades educacionais e operacionais. Nesta proposta, a GMJ utiliza as instalações do Exército para realizar o seu treinamento. Contamos com o apoio do tenente-coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita, atual comandante do 12º GAC que acompanha as atividades realizadas: a cooperação técnica fortalece as instituições de maneira bastante positiva, com resultados plenamente satisfatórios”, ressalta o GM Cardoso.

Especialização
Há 11 anos na Corporação, o GM Cardoso é também 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro; instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal; responsável pelo Centro de Instrução e Formação (CIF) – a divisão de ensino da GMJ – e o Setor de Inteligência, Armamento e Porte (SIAP). Ministra aulas no Curso de Formação de Guardas Municipais de Jundiaí e para o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que acontece anualmente por exigência do Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Grupo teve aulas práticas em campo e usará os conhecimentos adquiridos sobre equipamentos não letais em missões específicas

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/07/18/cooperacao-tecnica-fortalece-a-integracao-entre-gmj-e-12o-gac/