Grupamento motorizado da GMJ participa de aperfeiçoamento em Itatiba
Treinamento e competição marcaram um evento único realizado no Parque Luiz Latorre – o Parque da Juventude – em Itatiba (SP), com o objetivo de integrar pilotos civis e militares das forças de segurança de toda região, conduzindo os mais variados tipos de motocicleta, e divididos em quatro categorias. Dentre os participantes, o Grupamento Tático Motorizado (GTM) da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), com os agentes de segurança pública municipal Matenauer, Moacir, R. Oliveira e Michel, que se apresentaram pela primeira vez no evento “Itatiba Police Motorcycle Treinamento & Competição”, uma iniciativa Prefeitura de Itatiba em parceria com a empresa Brasil Riders, escola de pilotagem defensiva e segura.
A proposta reforça o compromisso da Administração Luiz Fernando Machado em promover a capacitação permanente dos guardas municipais, no sentido de propiciar a melhor prestação de serviços à comunidade, garantir o seu bem-estar e a segurança. “A Guarda Municipal de Jundiaí completa 70 anos de criação no dia 24 de novembro: dia a dia enfrentando desafios, pontuando bons resultados que atendem às expectativas da população. Conta com setores especializados e integrados, em constante capacitação/atualização profissional, o que nos torna referência em todo o Estado de São Paulo e também no país. Semanalmente recebemos visitas de outras instituições e mesmo empresas com o interesse de conhecer a nossa estrutura física e operacional, as tecnologias empregadas: inteligentes e pontuais”, destacou o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da Corporação.
Num ambiente competitivo para realizar exercícios baseados em manobras que mostram toda a perícia e destreza dos pilotos, os percursos foram projetados por instrutores e pilotos experientes do Brasil e Estados Unidos, onde os pilotos são analisados não apenas pelo tempo, mas também pela precisão demonstrada no percurso. Os competidores pilotaram pelo circuito entre os cones, objetivando realizar o percurso sem derrubar os mesmos; este percurso foi concebido estrategicamente para ser desafiador e ao mesmo tempo estar ao alcance de todo e qualquer motociclista. O evento contou com aproximadamente 80 participantes, representando mais de 30 instituições.
Próximas etapas
Integrante do Grupamento Motorizado, o GM Matenauer reforçou a importância na primeira participação da equipe. “Fomos definidos para a Categoria de 250 a 300 cilindradas; uma experiência bem válida, inclusive para que possamos nos capacitar para as próximas competições; uma delas acontece nos próximos dias 18 e 19 de junho, em Indaiatuba, depois em novembro. Prezamos pela prática, experiência, muito conhecimento e eficiência que garantam uma atuação diária cada vez mais especializada, segura e diferenciada.”