Mais segurança: forças policiais e população efetivam a cooperação no combate à criminalidade

Publicada em 21/05/2019 às 14:17

A integração entre as forças de segurança pública no município torna-se cada vez mais pontual e fortalecida com a participação junto aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para acompanhar e buscar solucionar os problemas comuns da população, as situações mais preocupantes, no sentido de combater a violência e criminalidade. Os Conselhos existentes em Jundiaí – Barão de Jundiahy, Japi Jundiaí e Jundiaí Leste – reúnem-se mensalmente para discutir as principais pautas, inteirando a comunidade sobre a importância da comunicação dos fatos: denunciar (mesmo que de maneira anônima) e registrar boletim de ocorrência.

Sendo assim, dando sequência às atividades, o Conseg Barão de Jundiahy – seu presidente é José Henrique de Oliveira Coelho (reeleito) – inicia o mês de maio com a reunião que aconteceu esta semana na Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí. Dentre os presentes, como membros natos: o comandante da 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), capitão PM Samuel Barban Ruiz; os delegados titulares Josias Guimarães (1º Distrito Policial – DP); Florisval Silva Santos (6º DP); e a delegada Camila Duarte Pena (7º DP); o subinspetor Erich Streng Godoi (representando o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da Guarda Municipal de Jundiaí – GMJ); e o vereador Douglas Medeiros.

Em pauta: a declaração de posse – proferida pelo capitão Ruiz – por aclamação, dos demais integrantes da nova chapa da Diretoria do Conseg Barão de Jundiahy, eleita no dia 17 de abril para o biênio 2019/2021: Danilo D´Angelo (vice-presidente); Adriana Ferreira Martins (1ª secretária); Rosana Zomignani e Virgínia Bossonaro.

A campanha “Não Dê Esmolas” foi um dos pontos altos do encontro, uma vez que, segundo os participantes, enquanto tiver alguém dando esse tipo de ajuda, a realidade se mantém. “Ao se dar esmola acaba não se dando dignidade. É preciso sim estender a mão, manifestar a caridade dentro do que pode ser feito, com orientação e encaminhamento. A população merece ter uma convivência pacífica, e para isso realizamos intervenções pontuais e integradas”, ressaltou o capitão Ruiz.

O presidente reeleito colocou em discussão a utilização do WhatsApp como ferramenta fundamental para o contato cada vez mais próximo entre os moradores do mesmo bairro. “Os grupos se fortalecem, aumentam gradativamente, uma vez que as informações trocadas são fundamentais. Nossa grande preocupação é promover o bem-estar de toda a comunidade, principalmente os idosos, mantendo o diálogo durante o dia, seja qual for a situação para que se possa agir de imediato.”

“A participação da população é de extrema importância para que as forças de segurança, ouvindo os moradores dos bairros, possam traçar estratégias para garantir cada vez mais uma cidade tranquila, com índices de criminalidade cada vez mais baixos. Realizamos integradamente com as demais forças, operações estratégicas, uma vez que as demandas dos munícipes ocasionam bloqueios específicos”, informou o subinspetor Godoi.

Abrangência

O Conseg Barão de Jundiahy abrange a região do 1º Distrito Policial (Centro, vilas Liberdade e Municipal); do 6º (vilas Nova Jundiainópolis, Rami, Campos Sales, Garcia, Maringá; jardins Pitangueiras II, Bonfiglioli, Tijuco Preto, Santa Gertrudes, Cica, Vianelo, Parque União; Malota); além do 7º Distrito Policial (jardins Paulista I, Paulista II, Santa Adelaide, Paris: vilas Japi II, Della Piazza, Ana; Bela Vista, Retiro, Anhangabaú, Parque do Colégio; jardins Ana Maria, Messina, Campos Elíseos, Chácara Urbana).

Encontros acontecem mensalmente para discutir as principais pautas, inteirando a comunidade sobre a importância na comunicação dos fatos

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/05/21/mais-seguranca-forcas-policiais-e-populacao-efetivam-a-cooperacao-no-combate-a-criminalidade/