Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados

Publicada em 10/05/2019 às 15:33

Com o objetivo de participar da construção permanente de soluções para os problemas da comunidade, contando para isso com a atuação efetiva em parceria com as forças de segurança no município, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) buscam pontuar ações essenciais que garantam o bem-estar da população, reunindo-se mensalmente com os integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Dentre ele, o Conseg Japi Jundiaí, do Vetor Oeste, tem como presidente Dirceu Cardoso, eleito novamente para a gestão 2019/2020 e finaliza as atividades sempre na última semana de cada mês, como aconteceu em abril, na Associação dos Moradores (AMO) do Parque Residencial Eloy Chaves.

Cardoso destacou a importância na ampliação das câmeras de monitoramento, principalmente com a participação da comunidade aderindo ao Programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar, em atividade nos muitos bairros da cidade. “A ação cria e fortalece os vínculos de confiança e funciona com muita efetividade. São experiências exitosas observadas em outros países e que agora também funcionam em nossa cidade. O trabalho realizado pela Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal é referência de bons resultados para os municípios da região.”

Para o assessor especial do GGIM, Aloysio Queiroz, a integração entre as forças de segurança pública no município está consolidada. “Já foram realizadas inúmeras ações conjuntas, inclusive com demais segmentos envolvidos. O Gabinete é o órgão da Prefeitura de Jundiaí que intermedia o planejamento da segurança elaborado em conjunto com as forças policiais; o patrulhamento comunitário realizado diariamente pela PM e GMJ atende plenamente as necessidades imediatas da população no combate à criminalidade; a Polícia Civil desenvolve um trabalho importante de investigação”, afirma.

A grande região do Vetor Oeste reúne os bairros Residencial Jundiaí I e II; Novo Horizonte I, II e III; Almerinda Chaves; CDHU; Residencial dos Cravos; bairro do Poste; Bom Jardim; Água Doce; Distrito Industrial; FazGran e Tulipas.

Dentre os presentes na reunião, além do assessor especial para Assuntos de Segurança Pública do GGIM, Aloysio Queiroz; o subinspetor Adilson Marestoni (GMJ); o delegado do 5º Distrito Policial (DP), Rui T. Martins (em exercício, representando o titular Marcos Luchesi Farias); sargento PM Glauco Kohler (2ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior – BPMI); e moradores dos bairros.

Dentre os assuntos em pauta, a ampliação das câmeras de monitoramento eletrônico nos bairros

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/05/10/seguranca-trabalho-integrado-e-inteligente-garante-bons-resultados/