Cão da GMJ é o mais novo amigo da criança no Hospital Universitário

Publicada em 06/05/2019 às 12:39

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) também está engajado nas ações de humanização desenvolvidas pelo Hospital Universitário (HU). Um projeto que já se tornou referência, o Cãoterapia, que consiste na terapia com cães para crianças em tratamento hospitalar, com benefícios físicos, psicológicos e sociais, teve a participação do labrador Black, nesta sexta-feira (03). O cão de trabalho também se apresenta em showsdog promovidos pelo setor especializado da instituição em diversos bairros da cidade.

“Para uma criança, ter que ficar num hospital longe da família e dos amiguinhos é um dos momentos mais difíceis do tratamento. Por conta disso, muitos deles respondem de maneira preocupante aos remédios, demoram mais tempo para se recuperar. Para mudar este panorama, muitos hospitais abrem suas portas para visitantes especiais: aqueles de quatro patas, os cães. É uma forma de cuidar das crianças de uma maneira que a princípio não conseguimos: a sintonia perfeita entre eles. Dentro de um hospital a criança passa por diversas transformações, tanto físicas quanto psicológicas; isto gera uma baixa na auto-estima, o que acaba deixando o seu sistema imunológico também comprometido. Ao colocar-se um animal dentro do hospital devolvemos à criança o contato com o mundo externo: é fundamental esta aproximação”, informa o dr. Saulo Passos, pediatra e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

À frente da brinquedoteca há um ano e meio, Tatiane Keller é coordenadora do voluntariado no HU: para ela, a presença do Black foi muito aguardada. “Tenho uma relação muito próxima com a Guarda Municipal, meu tio Lúcio fez parte da Corporação, conheço o trabalho que realizam. Hoje aqui presentes com certeza durante alguns momentos alegraram o nosso ambiente com que contribuem no processo terapêutico, atendendo a um objetivo específico de tratamento.”

O inspetor Alceu Marestoni – chefe do setor, não escondeu a emoção: “este é o primeiro hospital que o Black visita como voluntário. É a prestação dos nossos serviços para atender a população, as crianças de maneira especial; com esta ação, o Canil ganha um presente em comemoração aos seus 15 anos, todos ganham. É gratificante”

Interna no hospital, Vitória Belandi completa 15 anos nesta semana, para ela a visita do Black representou um presente.“Ele é muito lindo, eu amei”.

GM Meneses e o cão Black

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/05/06/cao-da-gmj-e-o-mais-novo-amigo-da-crianca-no-hospital-universitario/